Upgrade do meu MacBook Pro

Quando comecei a ter contato com o universo da Apple através do iPod touch e iPhone, passei a conhecer mais os produtos da empresa, entre eles os computadores Mac. Dia passa, dia vai, sempre havia uma troca de olhares, uma paquera, depois uma paixão leve... Foi crescendo, crescendo... Até se tornar um grande amor, que foi o dia em que comprei o meu primeiro e (por enquanto) único MacBook Pro. (Haha, sim sou defensor da poligamia entre eu e meus gadgets!)


Adquiri em 2010, o modelo: MacBook Pro 2.26GHz Intel Core 2 Duo (13-inch DDR3) MB990LL/A Mid-2009.

Por desconhecer totalmente a linha de produtos, acabei comprando um modelo do ano que já havia passado. O que ajudou muito, foi o grande desconto que a loja, onde comprei, estava oferecendo!


Um ano se passou e desde aquele dia, dois novos modelos de MBPs foram lançados! Os programas como de praxe ficaram mais desenvolvidos e consequentemente mais pesados, e exigindo mais do computador. Um exemplo, e também foi o que me motivou a fazer o upgrade do meu Mac, é o lançamento do OS X Lion daqui alguns dias. Nas especificações da Apple, a configuração padrão do meu MBP serviria para rodar normalmente a atualização do sistema, mas já estava bem perto dos requisitos mínimos necessários!

A Apple só oferece o serviço de upgrade de memória RAM, com preços altíssimos! O jeito foi tomar providências por conta própria. Depois de muitas pesquisas, consegui achar memórias, HD e as ferramentas por um preço acessível!

Comprei 8GB de RAM (2 pentes de 4GB) da fabricante Crucial, no próprio site deles: http://www.crucial.com/
E as ferramentas (Phillips #00 Screwdriver, Spudger, T6 Torx Screwdriver) mais o HD de 500GB (7200rpm) da Seagate no site da iFixit: http://www.ifixit.com/Parts-Store
Saiu mais barato do que se eu fizesse o upgrade APENAS da memória com a Apple.

E aproveitando a ocasião, aproveitei para testar a minha D7000 e o Final Cut Pro X para realizar esse vídeo "ensinando" como fazer a troca dos componentes em um MacBook Pro (Recomendo assistir em HD!):


Quem um dia precisar, ou já estiver precisando do upgrade, pode achar o manual do modelo do seu computador no próprio site de suporte da Apple. Mostrando as limitações e como fazer mais detalhadamente esse processo!

Resultado: Gostei! E muito... O desempenho pós-upgrade foi muito bom. Com a memória, os programas rodam melhor, eu consigo trabalhar de forma mais confortável no meu "novo" Mac. E com o HD, agora tenho mais liberdade e instalar programas pesados e trabalhar com os arquivos no meu HD nativo. Sem ter aquela dor de cabeça de ficar o tempo todo movendo para HD externo! Amém.

Experiência bacana que queria dividir aqui. Comente! ;)

Comentários

  1. Viva, adorei o teu vídeo, tb tenho um MBP com essa configuração (2,26 + 160gb + 2 ram) e tb estou a pensar fazer o upgrade, até porque com o photoshop e lightroom juntos a funcionar, a coisa já se torna deprimente :-).
    Queria mudar para 8gb de ram e disco de 500gb a 7200 rotações.
    Gostaria de saber se ficaste satisfeito com a alteração ou esperavas mais, se na realidade compensa.

    Obrigadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Também sofria com esses mesmos programas rodando no meu Mac.

      Compensou sim! Estou satisfeito com o atual desempenho do meu MBP.
      O Photoshop e o Lightroom que você citou, com a memória de 8Gb as tarefas mais pesadas são processadas mais rapidamente. Também posso ficar com mais programas abertos. A vantagem do HD com 7200 rpm (fora a capacidade de 500Gb) é que os arquivos são carregados um pouco mais rápido do que o HD antigo!

      Mas não é a mesma coisa que um atual modelo. Se você estiver com pouco dinheiro, recomendo você fazer a alteração sim! ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas